Tuesday, March 27, 2007

Infância...

Uma das coisas boas de se lembrar é a infância. E essa passa muitas vezes despercebida (se bem que comigo foi diferente!) ainda assim sempre há uma maneira de se resgatar essa época tão feliz...

... Estava eu descendo para pegar o metro, caminhando com meus pensamentos, quando me chamou a atenção um senhor levando aos ombros dois pedaços de cana... Ops!!! Não deu outra, no mesmo instante me veio à mente minha infância...

Na casa da Vovó Tereza e do Vovô João, onde fui criada, tinha um pomar enorme, onde entre tantas outras frutas, havia um canavial. Meu Vovô tinha mãos boas para o plantio, podia plantar até pau seco que vingava (parece que mamãe herdou esse dom), então como o canavial era farto, tendo cana pra dar e vender, Vovó com seu coração bom que só vendo, dava grande parte dessas canas para um senhor que as usava na produção de garapa.

Lembro-me da 1ª vez em que provei da garapa que aquele senhor fazia. Vovó, vez e outra nos levava, minha irmã e eu as compras, e nesse dia, em que o sol estava abrasador,(propício a um refresco!), Vovó então nos levou a um açougue um pouco mais distante de casa e para nossa surpresa, próximo ao “Senhor Garapeiro”, ele então se aproximou e educadamente nos convidou para saborear seu delicioso “caldo de cana” , que até então era desconhecido para mim... Aquele bondoso homem, nos ofereceu a garapa com gosto e disse que podíamos retornar quando quiséssemos, acho que para ele era uma forma que encontrara de agradecer a meus avós.

Se eu gostei do suco amarelado, geladinho, adocicado com gostinho de quero mais?! Owa... minha irmã e eu não faltávamos mais às compras, principalmente as do açougue!!!
Bom, como tudo um dia cedo ou tarde se esvaece com o tempo; após tantas idas no garapeiro, não vi nem a ele e nem a seu refresco, o canavial dos meus avós também se foi... do pomar hoje ainda restam algumas frutas que as mãos de Vovô plantou.

A saudade e as lembranças volta e meia pairam no ar , às vezes disfarçadas, pode ser de alguém carregando cana sobre os ombros, do cheirinho que exala a dama da noite ou a brisa da manhã, do gosto que o café com leite tem na manhã chuvosa, mas essas já são outras histórias...
E já que estou falando da puerícia, deixo uma velha canção, pois na década de 80, que criança não deixava o que estava fazendo para correr para frente da Tv e cantar junto, ao começar o comercial da Faber Castell e ao terminar pedia bis???

Toquinho - Aquarela

Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo
E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo
Corro o lápis em torno da mão e me dou uma luva
E se faço chover, com dois riscos tenho umguarda-chuva
Se um pinguinho de tinta cai num pedacinho azul dopapel
Num instante imagino uma linda gaivota a voar no céu
Vai voando, contornando a imensa curva
Norte e SulVou com ela viajando Havaí, Pequim ou Istambul
Pinto um barco à vela branco navegando,
É tanto céu e mar num beijo azul
Entre as nuvens vem surgindo um lindo avião rosa egrená
Tudo em volta colorindo, com suas luzes a piscar
Basta imaginar e ele está partindo, sereno e lindo
E se a gente quiser ele vai pousar
Numa folha qualquer eu desenho um navio de partida
Com alguns bons amigos bebendo de bem com a vida
De uma América a outra eu consigo passar num segundo
Giro um simples compasso e num círculo eu faço omundo
Um menino caminha e caminhando chega no muro
E ali logo em frente a esperar pela gente o futuroestá
E o futuro é uma astro nave que tentamos pilotar
Não tem tempo nem piedade nem tem hora de chegar
Sem pedir licença muda nossa vida,
E depois convida a rir ou chorar
Nessa estrada não nos cabe conhecer ou ver o que virá
O fim dela ninguém sabe bem ao certo onde vai dar
Vamos todos numa linda passarela
De uma aquarela que um dia enfim descolorirá
Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo
Que descolorirá
E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo
Que descolorirá
Giro um simples compasso e num círculo eu faço o mundo
Que descolorirá...

3 Comments:

Blogger silvia said...

Eu volto para te ler...

E daqui a pouco para escrever também.

Um beijo e até já.

8:05 am  
Blogger silvia said...

Passei por cá para te deixar um beijo e para saber que venho cá ler-te... Sempre.

um beijo:)

1:50 pm  
Blogger silvia said...

De amarelo pinto nossa amizade...
De verde nossa esperança...
De azul pinto nosso céu...
Deixo o dourado,
Para pintar os sonhos teus...

Nas noites lindas de luar...
Trago as sementes...
Das flores mais belas que há...
Entrego ao anjo da noite...
Para somente agradar...

Pelas noites tão lindas de sonhos...
Que passamos ao luar...
O amarelo vai perfumar...
A esperança de verde semear...
Por todo o azul do céu...

Com tons de dourado a destacar...
Como a cor do mel...
Nas noites lindas de luar...

De vermelho pinto as flores...
Com branco desenho um anjo...
Pra nos visitar, nas noites de luar...

O vermelho das cores vibrando...
Reflete a chama das paixões...
Exalando seu perfume...
Machucando corações...
"Sonia Santos"

Desejo-te um lindo fim de semana.

Beijos:)

5:29 am  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home